A integração com a comunidade científica mundial é mediada pelo serviço de referência da biblioteca que utiliza os programas de intercâmbio de acesso livre a bases de dados nacionais e estrangeiras. Dentre estas se destacam:
BDTD – Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações: O Ibict desenvolveu e coordena a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico.
BIBLIOTECA DIGITAL E TESES E DISSERTAÇÕES DA USP: Criada para disponibilizar na Internet o conhecimento produzido pelos trabalhos defendidos na Universidade de São Paulo, permitindo que as comunidades brasileiras e internacionais possam ter em mãos a versão digital completa das teses e dissertações
BVS: A Biblioteca Virtual de Medicina Veterinária e Zootecnia (BVS Vet) foi criada por iniciativa da biblioteca da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e segue o modelo de gestão da informação e do conhecimento em saúde da BIREME/OPAS/OMS. O objetivo da BVS Vet é reunir, organizar e disseminar a produção técnico-científica nacional das áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia
CCN – Catálogo Coletivo Nacional de Periódicos: O Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas CCN facilita o acesso à publicações periódicas científicas e técnicas, reunindo informações de centenas de catálogos produzidos pelas principais bibliotecas do país em um único catálogo nacional de acesso público. É coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT.
PORTAL CAPES/MEC: O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
PROSSIGA – Programa de Informação para Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia: o programa Prossiga tem por objetivo promover a criação e o uso de serviços de informação na Internet voltados para as áreas prioritárias do Ministério da Ciência e Tecnologia, assim como estimular o uso de veículos eletrônicos de comunicação pelas comunidades dessas áreas.
SCIELO: SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY ONLINE: SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos. O Projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.